Migrações: O desafio…

Pois bem. Tem analista espalhado pelos diversos cantos que só de ouvir essa palavra (migração) já começa a ficar apreensivo, com medo do novo. Não é o meu caso, eu gosto de um desafio, principalmente quando o recurso atual não é mais suficiente. A TI tem um fator vital nas corporações hoje em dia, ser parte estratégica do negócio, ou seja, estar atento as dificuldades da uma infra que pode alavancar ou dar condições de crescimento corporativo.

Então, estamos com um novo projeto. Durante dez anos, a infra de linux de onde trabalho suportou grande parte dos serviços e permitiu que ela evoluisse até o ponto que estamos hoje, mas percebe-se atualmente um TI estagnado.

A proposta é: tirar a autenticação centralizada com o OpenLDAP, que se mostrou forte e poderoso quando se tem boas ferramentas e conhecimentos para gerencia-lo e passar para o MS Active Directory. Juntamente com isso vem um pacote. Todas as aplicações terão que ser remodeladas, o nosso sistema de email também deixará de ser opensource para virar plataforma Exchange.

Dando mais um passo em direção ao formato “enterprise” da coisa, também estamos finalizando a migração do simples tomcat para o JBOSS Application Server. Prazo: Conclusão até o final do ano.

Alguns dispositivos de hardware serão mais bem aproveitados com tecnologia de virtualização, com VMware para garantir certa expansabilidade.

Em janeiro, espero estar com isso tudo implantado e fazer novos comentários a respeito das dificuldades e ganhos de produtividade.

[]’s

2 Comentários


  1. Rodrigo, gosto muito de ler assuntos, artigos ou qualquer coisa relacionado a redes de computadores. Todo assunto bacana que tiver me mantenha inteirado.

    Obrigado!


  2. Certeza, ainda vamos poder conversar bastante sobre infra e TI 🙂

Deixe uma resposta