Como é tirar o visto americano

Pessoal,

Para quem pretende tirar o visto americano, segue um pequeno relato do que passamos minha esposa e eu na solicitação.

Não fizemos juntos, eu tive a necessidade de fazer primeiro devido a uma viagem a trabalho para Houston, no Texas. Preenchi o formulário DS-160 (https://ceac.state.gov/GenNIV/Default.aspx) que é o primeiro passo para ter o seu visto na mão. São muitas perguntas e essas perguntas podem variar de acordo com as respostas que você vai inserindo. Exemplo, para mim perguntaram muitas coisas relacionadas a educação e formação, e para minha esposa nem tocaram nesse assunto. Existem alguns sites com o formulário traduzido para quem tem dificuldade, minha intenção aqui não é  auxiliar com isso, mas você pode ficar a vontade para pedir ajuda nos comentários.

Depois de preenchido o DS-160, no meu caso, levei uns 90 minutos e de posse do numero gerado na submissão do DS-160 fiz o cadastro no YATRI (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/users/sign_in), outro sistema muito importante, por onde você acompanhará todo o seu processo de emissão do visto.

Uma vez cadastrado, você será apresentado a sua próxima fase do processo que é o pagamento da taxa de solicitação de visto, US $160,00. Você pode pagar por boleto ou cartão de crédito, a vista. A conversão quando paguei foi em torno de 580,00 reais.

Uma vez pago, você será informado para prosseguir com os agendamentos no CASV para coleta de digitais e imagem fotográfica e posteriormente no Consulado Americano, para a entrevista. A presença no CASV costuma ser rápida, se você conseguir marcar para cedo no dia, pode tranquilamente marcar na parte da tarde no consulado. Lembre-se, evite levar celulares, bolsas e qualquer outro item que possa te atrasar na entrada, principalmente no consulado (celular no consulado é PROIBIDO, se você levar terá que usar guarda volumes de terceiros, na rua). Leve apenas um envelope com documentos (TODOS!) que possam te auxiliar no processo de entrevista. Documentos que comprovem vínculos no Brasil, como certidão de propriedade de imóvel, documento de veiculo, termos de matricula em faculdade, certidão de casamento e também extratos bancários e ou declaração de imposto de renda.

Algumas dicas para a hora da entrevista:

  1. Fique calmo, você chega a entrevista predisposto a levar o visto, pense dessa forma, o vice consul só quer saber se você esta bem intencionado.
  2. Saiba bem o que você escreveu no DS-160, pois o vice consul irá te perguntar justamente algumas coisas que você afirmou lá, para te testar.
  3. Não coloque mentiras no DS-160, renda baixa por exemplo não te invalida para o visto.
  4. Seja objetivo nas repostas, não faça rodeios.
  5. Somente mostre documentos se você for solicitado para isso. No meu caso por exemplo e da minha esposa, não solicitaram nada e nossa entrevista demorou 2 minutos.

 

Pessoal, não tem erro. Se você fez tudo certinho, o visto é seu, por 10 anos!

Boa viagem! 😀

2 Comentários


  1. Olá amigo,

    Gostaria de comentar duas coisas:

    A primeira é sobre o que disse a respeito de celulares, no Consulado não é permitida a entrada não só de celulares mas qualquer equipamento eletrônico. Eu pude ver que algumas pessoas não puderam entrar com relógios de pulso (smart watch) e outros acessórios eletrônicos. Entretanto no CASV, para coleta das digitais e da foto é permitida a entrada de tais equipamentos desde que estejam desligados.

    Outra coisa está relacionada retenção do passaporte se o visto for aprovado. O consulado ficou com o meu por aproximadamente 10 dias e depois desse prazo recebi um email informando que poderia realizar o agendamento para retirar o passaporte com o visto impresso no CASV. Entretanto alguns colegas de trabalho já me disseram que receberam seus passaportes por Sedex em suas casas. Não sei se há alguma diferenciação por cidade/estado, pois eu estou no Rio e os meus amigos são de outras cidades.

    Abraço


  2. Olá Edd,

    Você esta correto com relação aos eletrônicos no CASV, realmente eles permitem a entrada com os dispositivos desligados. No consulado a tolerância é zero. Quando fui, também no RJ, optei por não levar nem o relógio para evitar qualquer problema.

    Com relação a retenção do passaporte após o visto aprovado, quando cadastra no YATRI ele te pede um endereço para entrega caso opte-se por essa modalidade. No caso, duas coisas podem ocorrer: correios ou DHL.

    A DHL é a empresa oficial do governo americano para envios de remessas, no mundo inteiro, porém no Brasil os correios reivindicaram na justiça o direito exclusivo do serviço e ganharam, acho que em 2011. O mais estranho é que a DHL continua entregando no Brasil inteiro, mesmo após a briga judicial, já os correios não atendem todo o território para esse serviço, sendo necessário marcar no CASV a retirada.

    Enfim, o meu passaporte foi entregue via correios em 4 dias e o da minha esposa foi entregue pela DHL em 8 dias.
    Obrigado pelas observações, depois vou acrescentar no post.

    Abraço.

Deixe uma resposta